Abril de 2020 trouxe a novidade de o CoAstro ter sido validado como um projeto de ciência cidadã pela EU-Citizen.Science. Esta é uma plataforma que almeja vir a ser um ponto de referência mundial para participantes, profissionais, investigadores, decisores políticos e sociedade de ciência cidadã.
A plataforma é financiada por um programa da Comissão Europeia e foi criada por um consórcio de 14 instituições proeminentes na área da ciência cidadã. Delas, onde se inclui a própria Associação Europeia de Ciência Cidadã (ECSA – European Citizen Science Association), fazem parte a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e a Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (SciCom Pt).
O objetivo desta plataforma é a de partilhar conhecimento, ferramentas, formação e recursos para a ciência cidadã.
O CoAstro pode ser visto nessa plataforma AQUI. Contudo, para isso, teve de previamente ser avaliado, no sentido de se verificar a sua relevância para a ciência cidadã.
Os meus parabéns a todos os agentes envolvidos! Foi um verdadeiro prazer poder conhecer um ambiente tão “fértil” para crescer! Fico à espera de mais!
Um abraço!