★ O CoAstro é um festival!

O Learning Planet Festival junta pessoas empenhadas na educação e na sua missão transformativa da sociedade. Em 2024 contou com centenas de eventos presenciais e online na semana que antecedeu o Dia Internacional da Educação (24 de janeiro).

Para um dos seus painéis – “In what way does citizen science transform education” – a European Citizen Science Academy, convidou Administrador do nosso Condomínio, o CoAstro, para discursar.

Este é, pois, mais um reconhecimento do trabalho que, desde 2018, os professores do CoAstro realizam de forma completamente voluntária e altruísta.

★ Novo Ano… velhos e bons costumes!

O Office of Astronomy for Development (OAD) é uma parceria conjunta entre a International Astronomical Union (IAU) e a South African National Research. A missão do OAD é a de promover a utilização da astronomia, em todos os seus aspectos, como uma ferramenta para o desenvolvimento das sociedades. Desenvolvimento esse norteado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Uma das principais formas de o OAD implementar a sua missão é através da promoção de candidaturas para apoio a projetos.

Ora, em 2023, o CoAstro apresentou a sua candidatura. Como resultado, foi agraciado com uma Carta de Recomendação que pode ser lida AQUI.

Desta forma, a partir deste ano poderemos afirmar que o CoAstro tem a Recomendação da IAU/OAD!

Tal é não só prestigiante, pela natureza da IAU/OAD, mas também por o CoAstro ter, neste contexto, ombreado com projetos de países em vias de desenvolvimento (e, por isso, neste aspeto, com vantagem nas suas candidaturas). Este facto é, pois, sintomático do valor do CoAstro para a democratização do acesso à ciência: disponibilizar a ciência a quem, não por opção, mas por falta de oportunidade, não tem a ela acesso.

Obrigados a todos os que permitiram ao CoAstro atingir este patamar.

★ Coimbra tem mais encanto com… o CoAstro

 

O CoAstro teve a honra de ser considerado para uma Comunicação Longa no 4º Encontro Nacional de Ciência Cidadã (ENCC2023). Este decorreu em Coimbra, nos dias 27 e 28 de Novembro de 2023.

No seu momento no Programa do Encontro, o CoAstro revelou os seus mais recentes dados: a demonstração da ciência cidadã como via para a democratização do acesso à ciência contemporânea.

O resumo da Comunicação pode ser encontrado AQUI (página 34).

★ O CoAstro na Casa das Ciências

O CoAstro foi um dos projetos selecionados pelo VIII Encontro Internacional da Casa das Ciências.

Integrado no painel de dia 19 de Julho de 2023, o CoAstro foi selecionado pela sua  natureza científica/educacional e como exemplo de boa prática no tratamento curricular e multidisciplinar da ciência. Na verdade, foi considerado pela Comissão Científica do encontro, como um projeto de grande interesse educativo, abordando o ensino das ciências numa lógica inovadora, multidisciplinar de flexibilização e aprofundamento curricular.

O CoAstro surge no Livro de Atas do Encontro que pode ser consultado AQUI.

★ Um CoAstro candidato

Aos prémios/candidaturas anteriores (com expoente máximo no Prémio Centenário), desde o final de 2022, o CoAstro voltou a ser agraciado de várias formas.

Assim, no final de 2022 foi candidato ao Prémio Fundação Engº António de Almeida. Já em 2023 foi candidato, por convite ao European Union Prize for Citizen Science e ao prémio Eric and Wendy Schmidt Awards for Excellence in Science Communications. Contudo, o CoAstro esteve mais próximo de uma distinção internacional quando, neste ano, foi novamente finalista do Science Breakthrough of the Year – Science Engagement.

Tal é motivo de ainda maior orgulho: em 2023 o CoAstro mantém-se na crista da onda, apesar de se ter iniciado em 2018!

Maior distinção é merecida por todos aqueles que ao longo destes 5 anos mantêm a astronomia, lançada como semente no CoAstro, viva nas suas escolas.

★ O centenário do CoAstro

No ano de 2023 comemora-se o Centenário dos Planetários. Em 1923, uma equipa da empresa Carl Zeiss concluiu em Jena (na Alemanha), o primeiro planetário, baseado na projeção ótico-mecânica de luz.

Este Centenário está a ser assinalado com um vasto conjunto de iniciativas. Numa delas, designada “Local Projects competition“, o CoAstro foi selecionado.

No caso do CoAstro, o apoio será utilizado para levar a astronomia a quem (não por opção, mas por falta de oportunidades), mais afastado está desta ciência. Assim, pretendemos envolver as comunidades escolares em iniciativas gratuitas de divulgação de ciência: sessões de planetário portátil, observações do céu noturno e/ou com telescópios solares, atividades práticas… Os professores serão também envolvidos em ações de desenvolvimento profissional. Elas terão como objetivo o trabalho de conteúdos chave e metodologias de ensino em astronomia, mas também a apresentação de exemplos concretos de como utilizar esta ciência, em termos curriculares: a astronomia como meio para ensinar outras ciências, línguas, humanidades, artes…

Que boas novas se aproximem!

★ Um CoAstriano de topo

Um dos astrónomos do CoAstro – Sérgio Sousa – foi confirmado como um dos melhores… do mundo!

Quem o diz é a mais recente edição dos rankings Research.com, que classificam anualmente os melhores e mais influentes cientistas do mundo nas respetivas áreas.

Como refere a notícia da Universidade do Porto: “entre os critérios de análise utilizados para classificar os investigadores destacam-se o número de citações e o D-Index (Discipline H-index), uma medida que estima o grau de dependência entre autores e o seu ambiente de investigação ao longo de toda a sua história de publicações científicas. O perfil de cada cientista tem também em conta o número de publicações e uma lista dos seus prémios e realizações”.

Um orgulho, não só do CoAstro, mas nacional!

★ Uma boa prática: o CoAstro

Que  o CoAstro é uma “boa prática”, já o sabíamos! Contudo, recentemente, ele voltou a ser confirmado como boa prática STEM (science, technology, engineering and mathematics).

Na verdade, ele foi convidado a estar presente (e apresentar-se) na Conferência Nacional Scientix 2023. Esta decorreu no passado dia 11 de março, sendo organizada pela Direção-Geral de Educação, no âmbito do projeto Scientix. Este é um projeto coordenado pela European Schoolnet: um consórcio que agrega, 34 Ministros da Educação, a Comissão Europeia, universidades e empresas.

O Scientix tem como missão melhorar o ensino das ciências, promovendo e apoiando a colaboração STEM entre professores, investigadores, políticos e outros profissionais STEM.

A apresentação do CoAstro pode ser revista AQUI (aos 6:22:43) e o seu póster está disponível AQUI.

Uma das novidades desta apresentação foi o estabelecimento claro do que será necessário para o CoAstro poder perdurar no tempo: uma boa prática de futuro, ou uma boa prática com futuro?

★ Toulouse? Não, com CoAstro é tudo a ganhar

O CoAstro foi o projeto apresentado, por um dos professores portugueses selecionados para a Climate Education Summer University 2022 (CESU).

Tal aconteceu pela relação estreita do CoAstro com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na verdade, o  CoAstro reduz as desigualdades territoriais (ODS 10), porque visa estudantes e professores de escolas portuguesas, com menor envolvimento espontâneo com a ciência. Tal facto assegura, também uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (ODS 4.1.) e incluindo pessoas com deficiência e crianças em situações vulneráveis (ODS 4.5). Em última análise: o CoAstro assegura o acesso público à informação (ODS 16.10).

Esta escola de verão selecionou 30 professores europeus, preparando-os para abordar o tema das alterações climáticas e modelos climáticos. Ela faz parte do projeto Earth system models for the future 2025 (ESM2025), financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon 2020.

A CESU decorreu entre 18 e 22 de Julho no Météo-France (o Instituto de Metereologia Francês), na cidade de Toulouse… com tudo a ganhar!

 

 

★ O CoAstro Shaw (mas não show)!

O CoAstro foi um dos projetos selecionados para ser apresentado no 4th Shaw-IAU Workshop on Astronomy for Education.

Este é o encontro mais importante promovido pelo IAU Office of Astronomy for Education: o gabinete da International Astronomical Union dedicado à astronomia nos ensinos básicos e secundários.

O CoAstro foi integrado na sessão paralela “Astronomy education research on the role of astronomy in schools”. Dada a escala global do evento, a sessão decorreu duas vezes, por forma a abarcar vários fusos horários.

O trabalho apresentado por ser lido no Livro de Resumos do workshop (páginas 64 a 67).