★ O CoAstro apanhado na rede

O Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 decorreu nos dias 25 e 26 de novembro. Ele, focado na partilha e a discussão de desafios e boas práticas de ciência cidadã, pretendeu, ao mesmo tempo,  fortalecer a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã – CC.pt.

O CoAstro teve direito, no programa, a uma “Apresentação oral Longa”, no painel de “Educação, Sociedade e Cidadania”, intitulada “Ciência cidadã em contexto escolar: de uma técnica investigativa a um método de ensino e comunicação de ciência – um exemplo nacional”.

Que a Rede esteja connosco!

★ CoAstro em Metz

Science & You” é um evento internacional de cultura científica e técnica organizado pela Universidade de Lorraine. Após três edições, 2015 (Nancy), 2017 (Montreal) e 2018 (Pequim), uma nova edição teve lugar entre 16 a 19 de novembro de 2021, no Robert Schuman Conference Center, Metz (França).

O CoAstro teve um lugar especial no programa do último dia de trabalhos. Assim, na Oficina Temática de Ciência Cidadã & Ciência Participativa foi apresentado o trabalho “Citizen science: from a scientific technique to a science education and communication method – the CoAstro practical example”.

Venha o próximo “Science & You”!

★ Um palco para o CoAstro

O CoAstro foi selecionado para o Science on Stage Portugal (dias 6 e 7 de novembro em Cascais) na categoria “Collaboration in STEM Education”.

O Science on Stage distingue “ideias extraordinárias para o ensino das ciências” que, após seleção nacional, conduz ao maior evento educacional da Europa para professores de STEM (Ciências, Tecnologias e Matemática): cerca de 450 professores, do pré-escolar ao ensino básico e secundário, de mais de 30 países, reúnem-se para partilhar ideias e boas práticas de ensino, numa feira com stands, workshops e apresentações em palco.

Para além da presença física, o evento conta ainda com uma feira virtual: AQUI.

★ O CoAstro numa nova “road trip”

O CoAstro vai voltar à estrada, ou melhor, voltar fisicamente às escolas. Assim, quando a pandemia não dava tréguas, os CoAstrianos aproveitaram para estruturar o que agora aí vem: um plano de recuperação… do prazer de voltarmos a estar juntos!

Por isso, começando já em setembro e até ao final do presente ano letivo, professores, alunos, astrónomos e comunicadores de ciência voltam-se a cruzar no espaço… escolar!

 

★ O CoAstro na luta

Dados do CoAstro ajudaram a suportar a comunicação realizada  no XXXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica com o título “Astronomy fade out in portuguese compulsory schooling: a crossroads for astronomy national stakeholders [o desaparecimento da Astronomia na escolaridade obrigatória: uma encruzilhada para os profissionais nacionais de astronomia]” – resumo com ID 59.

Assim, o CoAstro vai também adotar este desígnio de fazer regressar a Astronomia às salas de aula, por via do currículo.

★ O CoAstro vê Braga por um canudo

Os resultados do CoAstro foram apresentados na 14th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA 2021) que se realizou virtualmente a partir de… Braga: vimos Braga por um canudo!

Este foi, sem dúvida, uma apresentação marcante, pois esta é a mais importante conferência, em Educação em Ciência, da Europa!

Assim, o CoAstro teve a oportunidade de apresentar o trabalho intitulado “CoAstro Citizen Project: Contributions to Teaching Practices, Attitudes, and Beliefs Towards Science“.

 

★ O CoAstro trabalha no verão

O CoAstro foi convidado para se apresentar nos “Estágios de Verão IAstro“.

Neste programa, estudantes do ensino universitário tomam contacto com a investigação e a comunicação de ciência no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Desenvolvem projetos de investigação ou de comunicação de ciência, com o acompanhamento de investigadores do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ou Universidade do Porto. O programa inclui também seis workshops de comunicação de ciência. No último dia são apresentados os trabalhos realizados.

★ O CoAstro na Austrália

O CoAstro esteve na Austrália… em sonhos!

Depois de ter sido aceite a sua apresentação no “Communicating Astronomy with the Public 2020 (CAP 2020)“, a realizar em Sydney, a pandemia adiou esse encontro para 2021… em formato online.

O CAP 2021 foi organizado sob o tema “Comunicar Astronomia com o Público na Era das Crises Globais”, reconhecendo os desafios que a comunicação de ciência teve de enfrentar nos últimos tempos. Realizada em diferentes fusos horários para acomodar participantes de todo o mundo, a conferência atraiu 1346 inscrições de 87 países.

A apresentação do CoAstro pode ser vista AQUI e o seu resumo escrito AQUI (página 23).