Os divulgadores

FILIPE PIRES

Sou licenciado em Física / Matemática Aplicada – Ramo de Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Desde 1994 trabalho no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, primeiro como monitor, posteriormente como coordenador do Núcleo de Divulgação e agora como Diretor do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Desde 1998, com o início das atividades do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva grande parte do meu tempo é dedicado a desenvolver e implementar as atividades do Planetário. Considero que o trabalho com as crianças do 1º ciclo é o mais gratificante e estimulante. Para falar com as crianças é necessário descer ao nível deles, temos de nos sentar no chão e brincar com eles.

RICARDO REIS

Sou licenciado em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente sou membro do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde estou envolvido na estratégia de promoção da cultura científica, através da produção e apresentação de sessões para o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, produção de comunicados de imprensa acerca da investigação do IA, apresentação de sessões de observação com telescópio e orientação de atividades práticas.

ELSA MOREIRA

Sou licenciada e mestre em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Integro o grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), desde janeiro de 2018. Como membro desse grupo, estou envolvida na promoção da cultura científica, apresentando sessões de planetário, implementando observações astronómicas com telescópios e orientando atividades práticas, como laboratórios. Fui monitora na Universidade Júnior entre 2012 e 2016 e monitora do Planetário de Espinho entre 2016 e 2017.

HILBERTO SILVA

Sou licenciado em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente frequento o 2º ano do Mestrado em Astronomia e Astrofísica na mesma faculdade. Profissionalmente ligado ao ensino durante mais de 10 anos como explicador, sou actualmente técnico de divulgação no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Na área científica os meus principais interesses são a Cosmologia e Física Fundamental.

JOSÉ DANTAS

Em criança, quando ia nas férias escolares à aldeia da minha avó, em Celorico de Basto, ficava fascinado a observar o céu estrelado: conseguia ver muitas mais estrelas do que na cidade do Porto, onde nasci, cresci e sempre estudei. Desde muito jovem que comecei a ler livros de astronomia/divulgação científica, que também despertaram em mim a paixão pela Física.
Em 2001, conclui a licenciatura em Física – ramo educacional, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e, passado cerca de três anos, o mestrado em Ensino da Astronomia, na mesma faculdade. Na continuação do trabalho que desenvolvi durante o mestrado colaborei, durante cerca de um ano, com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Centro de Astrofísica da Universidade do Porto na obtenção, tratamento e análise de espetros, recorrendo a instrumentos astronómicos do Planetário.
Desde 2000/2001 trabalhei como professor de Física e Química, em mais de uma dezena de escolas, tendo lecionado todos os níveis de ensino do 3.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.
Atualmente, regressei ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva como colaborador do Núcleo de Divulgação, agora em regime de mobilidade estatutária.