dos astrónomos

Durante o CoAstro:

  • A necessidade de planear esta contribuição levou a ter que rever e estruturar de forma detalhada os vários passos [do método científico] tendo por isso um impacto relevante e positivo na forma como usamos esse mesmo processo na nossa investigação […]. Permitiu-me desenvolver novas competências de comunicação com um grupo novo com quem nunca interagi antes (A1) Astrónomo do CoAstro
  • Vejo grandes vantagens [do CoAstro] e um aspeto inovador que poderá ter um retorno grande […]: a longo termo nas suas memórias ficará muito mais vincado um convívio com um astrónomo na sua escola durante 1-2 horas do que uma palestra ou uma visita a um planetário (A2) Astrónomo do CoAstro
  • A principal diferença que notei nos alunos foi o enorme trabalho sobre astronomia que muitos já tinham feito na escola. Em relação aos encarregados de educação, acho sinceramente que o CoAstro conseguiu chegar a meios socioeconómicos que de outra forma não teriam acesso a divulgação científica […]. Foi dos projetos onde participei que mais contribuiu para uma conexão mais profunda entre os astrónomos e o público Astrónomo do CoAstro
  • O contato com as professoras e os/as alunos/as foi diferente do contato que tive com o público […]. Foi mais pessoal e dá-me mais vontade de fazer outras apresentações em escolas no futuro. […] Adorei ir às escolas, estava stressada mais foi muito feliz interagir com as crianças e as professoras (A4) Astrónoma do CoAstro

À partida este projeto permitirá:

  • Compreensão do processo científico, pelos professores, e as experiências científicas que podem ser realizadas com a participação das crianças – Astrónoma não doutorada do CoAstro
  • Motivação dos professores para a ciência… um contributo efetivo e adicional para a ciência – Anónimo
  • Aproximar da astronomia professores que de outra forma não o fariam – Astrónomo doutorado do CoAstro
  • Gerar interesse sobre a ciência em educadores/professores que o poderão transmitir aos seus alunos – Astrónoma (não participante no CoAstro)
  • Colaboração entre investigador e professor: o professor compreende o que é investigação científica (na sua origem) e os investigadores contribuem para o trabalho do professor – Astrónoma não doutorada do CoAstro
  • Divulgação da investigação em astronomia e o aproximar do público ao trabalho de um cientista – Astrónomo não doutorado (não participante no CoAstro)
  • Aumentar o interesse da astronomia numa populacao mais jovem e em fase de aprendizagem – Astrónomo não doutorado (não participante no CoAstro)
  • A longo prazo poderá aumentar o número de alunos em Astronomia e consequentemente o número de investigadores portugueses – Astrónoma não doutorada (não participante no CoAstro)
  • Teach the teachers so they can do the outreach themselves in a more optimal way than researchers would do – Astrónoma doutorada (não participante no CoAstro)
  • Aproximar a Astronomia do publico em geral; entusiasmar os jovens para a Ciência – Astrónoma doutorada (não participante no CoAstro)
  • Intervir ao nível dos professores de modo a aumentar o interesse dos alunos – Astrónomo não doutorado (não participante no CoAstro)
  • Link between the researcher and the local school professor and students – Astrónomo doutorado (não participante no CoAstro)