★ Toulouse? Não, com CoAstro é tudo a ganhar

O CoAstro foi o projeto apresentado, por um dos professores portugueses selecionados para a Climate Education Summer University 2022 (CESU).

Tal aconteceu pela relação estreita do CoAstro com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na verdade, o  CoAstro reduz as desigualdades territoriais (ODS 10), porque visa estudantes e professores de escolas portuguesas, com menor envolvimento espontâneo com a ciência. Tal facto assegura, também uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (ODS 4.1.) e incluindo pessoas com deficiência e crianças em situações vulneráveis (ODS 4.5). Em última análise: o CoAstro assegura o acesso público à informação (ODS 16.10).

Esta escola de verão selecionou 30 professores europeus, preparando-os para abordar o tema das alterações climáticas e modelos climáticos. Ela faz parte do projeto Earth system models for the future 2025 (ESM2025), financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon 2020.

A CESU decorreu entre 18 e 22 de Julho no Météo-France (o Instituto de Metereologia Francês), na cidade de Toulouse… com tudo a ganhar!