As instituições

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

O IA é uma infra-estrutura de investigação de dimensão nacional, que incorpora uma visão arrojada para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal. É a maior unidade de investigação desta área no país, uma das áreas científicas com maior fator de impacto relativo e maior número médio de citações por artigo para Portugal. O IA tem uma capacidade demonstrada para conduzir grandes projetos astronómicos, em todos os níveis de desenvolvimento: definição científica e técnica, conceito e projeto de instrumento, construção e comissionamento e exploração científica.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)

O IA resultou da fusão, em 2015, de duas unidades de investigação: o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Este último correspondia à unidade de investigação FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia – agência pública) que tinha como instituição de acolhimento o Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto (CIAAUP): uma associação privada, sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública. Assim, esta associação passou a acolher o IA, desde 2015, como unidade de investigação.

O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva (PP-CCV)

O PP-CCV é propriedade da Universidade do Porto, cabendo ao CIAAUP a sua gestão científica e operacional. Dada a missão consagrada estatutariamente, o CIAAUP e por inerência o PP-CCV, para além de se dedicar à divulgação científica, trabalha ainda em comunicação e ensino da astronomia, apresentando uma média anual de 30 000 visitantes. O PP-CCV é, assim, o único centro da Rede de Centros Ciência Viva, integrado, ele próprio, numa unidade de investigação da área científica da sua intervenção – o IA.

Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

A Unidade de Ensino das Ciências é uma estrutura de apoio aos órgãos de gestão da Faculdade de Ciências na missão de promover o Ensino e Divulgação das Ciências Exatas e Naturais, incluindo a formação de professores estatutariamente reconhecida como uma das responsabilidades da Faculdade. A Unidade é composta por docentes pertencentes aos Departamentos da FCUP. Nesse sentido, a estrutura física desta unidade está disseminada por toda a Faculdade de Ciências, em estreita cumplicidade com as atividades específicas de cada uma dessas áreas disciplinares e o seu ensino. .Esta Unidade tem estreita relação com a formação inicial e contínua de professores, estando implicada na primeira linha em cursos de mestrado e doutoramento, nomeadamente o Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências.