★ O centenário do CoAstro

No ano de 2023 comemora-se o Centenário dos Planetários. Em 1923, uma equipa da empresa Carl Zeiss concluiu em Jena (na Alemanha), o primeiro planetário, baseado na projeção ótico-mecânica de luz.

Este Centenário está a ser assinalado com um vasto conjunto de iniciativas. Numa delas, designada “Local Projects competition“, o CoAstro foi selecionado.

No caso do CoAstro, o apoio será utilizado para levar a astronomia a quem (não por opção, mas por falta de oportunidades), mais afastado está desta ciência. Assim, pretendemos envolver as comunidades escolares em iniciativas gratuitas de divulgação de ciência: sessões de planetário portátil, observações do céu noturno e/ou com telescópios solares, atividades práticas… Os professores serão também envolvidos em ações de desenvolvimento profissional. Elas terão como objetivo o trabalho de conteúdos chave e metodologias de ensino em astronomia, mas também a apresentação de exemplos concretos de como utilizar esta ciência, em termos curriculares: a astronomia como meio para ensinar outras ciências, línguas, humanidades, artes…

Que boas novas se aproximem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *