★ Novo Ano… velhos e bons costumes!

O Office of Astronomy for Development (OAD) é uma parceria conjunta entre a International Astronomical Union (IAU) e a South African National Research. A missão do OAD é a de promover a utilização da astronomia, em todos os seus aspectos, como uma ferramenta para o desenvolvimento das sociedades. Desenvolvimento esse norteado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Uma das principais formas de o OAD implementar a sua missão é através da promoção de candidaturas para apoio a projetos.

Ora, em 2023, o CoAstro apresentou a sua candidatura. Como resultado, foi agraciado com uma Carta de Recomendação que pode ser lida AQUI.

Desta forma, a partir deste ano poderemos afirmar que o CoAstro tem a Recomendação da IAU/OAD!

Tal é não só prestigiante, pela natureza da IAU/OAD, mas também por o CoAstro ter, neste contexto, ombreado com projetos de países em vias de desenvolvimento (e, por isso, neste aspeto, com vantagem nas suas candidaturas). Este facto é, pois, sintomático do valor do CoAstro para a democratização do acesso à ciência: disponibilizar a ciência a quem, não por opção, mas por falta de oportunidade, não tem a ela acesso.

Obrigados a todos os que permitiram ao CoAstro atingir este patamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *