Os professores

ANA COSTA

Desde pequena que brincava “às escolas” e por isso escolhi ser Professora do 1º ciclo. Mais tarde completei os meus estudos com uma Licenciatura, uma Pós Graduação e um Mestrado na área das Ciências da Educação, na Universidade do Porto. Sou uma apaixonada por crianças e aquilo que realmente me entusiasma, para além de ensinar, é ajudá-las a descobrir o Mundo que nos rodeia e contribuir para um crescimento cognitivo e afetivo saudável.

ANA LARA LIBERAL

Natural de Chaves, desde muito cedo percebi que me fascinava aprender e que o meu leque de interesses era enorme. Depois da minha passagem pela área da economia e pelo estudo da música (em que me licenciei) percebi que era no 1º Ciclo que me sentia realizada. Atualmente leciono no Agrupamento de Escolas António Sérgio em Vila Nova de Gaia. Hoje, como docente e mãe (com o objetivo de uma aprendizagem profícua e criativa) continuo a desafiar-me diariamente, principalmente para poder despertar novos interesses e experiências nas crianças com as quais tenho o privilégio de conviver. Estou aqui para alargar horizontes para mim e para eles…

CARLA SIMÕES

Sou natural de Viseu, mas por questões profissionais, mudei-me para Vila Nova de Gaia. Concluí a licenciatura em Português-Francês – 2.º Ciclo, na ESE em Viseu. O estágio fez-me conhecer a realidade do 1.º Ciclo, que desde então acarinhei. Atualmente, exerço funções no Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Canidelo. Sou mãe a tempo inteiro, adoro ler, caminhar e observar o céu.

DALILA SOUSA

Sou professora do ensino básico 2º ciclo, variante Português-Francês. Ao longo de alguns anos, lecionei Português e Francês, mas entretanto, optei pelo 1º ciclo. Desde 2005 encontro-me a lecionar no 1º ciclo, no Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde. Fiz mestrado em Estudos da Criança – Promoção da Saúde e do Meio Ambiente, na Universidade do Minho (Braga).

FÁTIMA LEMOS

Sou natural de Gondomar, onde após viagens de curta duração, exerço a minha aventura pedagógica há vinte anos num agrupamento que me acolhe e me atrai todos os dias e no dia-a-dia.
Concluí o Magistério Primário em 1978 (há algum tempo!!!!), e após este feito, tento diariamente construir um pouco a minha carreira e principalmente a minha profissão, por isso, frequentei (e ainda vou frequentando) cursos de especialização e outros de forma a crescer (apesar de só medir 1,61 m) neste mundo (o meu) da educação. Como muitas vezes, afirmo: “Sou daquelas pessoas que entrei na escola aos seis anos e ainda de lá não saí”.
Sou uma pessoa, e também docente, com muita vontade de conhecer e de saber…

LÍGIA SANTOS

Sou professora do 1ciclo do Ensino Básico e especializada em Educação Especial, no domínio cognitivo-motor.  Sou natural da Póvoa de Varzim, mas a minha profissão já me fez dar aulas de norte a sul do país, incluindo as ilhas da Madeira e de São Miguel. Na área da Educação Especial já trabalhei em vários contextos e nas unidades de Autismo e Multideficiência.  Neste momento trabalho em Vila do Conde, no 1.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr Carlos Pinto Ferreira.

MARIA JOÃO ALMEIDA

Sou natural de Anadia – Aveiro, onde estudei até aos 18 anos. Concluí o meu Bacharelato em Professores do Ensino Primário em 1994, na Universidade de Aveiro em 2014, a minha Licenciatura em “Complemento de Formação Científica e Pedagógica para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Língua Portuguesa”, em 2003, na Universidade Aberta e o Mestrado em “Estudos da Criança”, especialização em “Integração Curricular e Inovação Educativa”, na Universidade do Minho (Braga). Trabalhei três anos na ilha de Santa Maria – Açores, entre 1994-1997. Regressei em 1997, vinculada ao distrito do Porto, para dar início a esta aventura de “cativar” os alunos de Fânzeres – Gondomar, para o “saber ser”, “saber estar” e “saber fazer”, onde continuo até hoje.

MARIA JULIETA FERREIRA

Sou natural da Póvoa de Varzim, onde estudei até aos 18 anos. Concluí a minha Licenciatura em “Ensino Básico do 1º ciclo” e o Mestrado em “Integração Curricular e Inovação Educativa”, na Universidade do Minho (Braga). Em 2000 tive a extraordinária experiência de poder trabalhar na Ilha de S. Miguel. Regressada a casa, em 2004, tenho trabalhado no concelho Vila do Conde (14 destes 15 anos no Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, onde continuo a trabalhar). Ao longo do meu percurso tenho assumido cargos de coordenação pedagógica de ano, assim como coordenação de escola, cargo que ainda exerço.

PAULO RIBEIRO

Em 1919, o meu bisavô e um amigo patrocinaram a construção da Escola Primária da minha aldeia. Desde essa data vários familiares se dedicaram à “arte de ensinar”: eu segui-lhes as pisadas. Leciono há 19 anos no 1º Ciclo e, felizmente, sinto enorme vontade em continuar esta caminhada, apesar de reconhecer que a complexidade do processo “ensinar” está em níveis brutais de “acessórios”, desviando-nos, muitas vezes, do que realmente tem significado e importa. Os pequenos artistas que tenho, diariamente, dentro da sala de aula rejuvenescem-me e aumentam a minha serenidade em relação à vida. Vejo-os a crescer, a caminhar pela curiosidade, acumulando conhecimento. E é aqui que entra o meu interesse pela ciência, os processos de descoberta que se traduzirão em conhecimento. Estive 10 anos na supervisão das provas de aferição/provas finais de matemática do 4º ano.