Os professores

ANA COSTA

Desde pequena que brincava “às escolas” e por isso escolhi ser Professora do 1º ciclo. Mais tarde completei os meus estudos com uma Licenciatura, uma Pós Graduação e um Mestrado na área das Ciências da Educação, na Universidade do Porto. Sou uma apaixonada por crianças e aquilo que realmente me entusiasma, para além de ensinar, é ajudá-las a descobrir o Mundo que nos rodeia e contribuir para um crescimento cognitivo e afetivo saudável.

CARLA SIMÕES

Sou natural de Viseu, mas por questões profissionais, mudei-me para Vila Nova de Gaia. Concluí a licenciatura em Português-Francês – 2.º Ciclo, na ESE em Viseu. O estágio fez-me conhecer a realidade do 1.º Ciclo, que desde então acarinhei. Atualmente, exerço funções no Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Canidelo. Sou mãe a tempo inteiro, adoro ler, caminhar e observar o céu.

DALILA SOUSA

Sou professora do ensino básico 2º ciclo, variante Português-Francês. Ao longo de alguns anos, lecionei Português e Francês, mas entretanto, optei pelo 1º ciclo. Desde 2005 encontro-me a lecionar no 1º ciclo, no Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde. Fiz mestrado em Estudos da Criança – Promoção da Saúde e do Meio Ambiente, na Universidade do Minho (Braga).

FÁTIMA LEMOS

Sou natural de Gondomar, onde após viagens de curta duração, exerço a minha aventura pedagógica há vinte anos num agrupamento que me acolhe e me atrai todos os dias e no dia-a-dia.
Concluí o Magistério Primário em 1978 (há algum tempo!!!!), e após este feito, tento diariamente construir um pouco a minha carreira e principalmente a minha profissão, por isso, frequentei (e ainda vou frequentando) cursos de especialização e outros de forma a crescer (apesar de só medir 1,61 m) neste mundo (o meu) da educação. Como muitas vezes, afirmo: “Sou daquelas pessoas que entrei na escola aos seis anos e ainda de lá não saí”.
Sou uma pessoa, e também docente, com muita vontade de conhecer e de saber…

LÍGIA SANTOS

Sou professora do 1ciclo do Ensino Básico e especializada em Educação Especial, no domínio cognitivo-motor.  Sou natural da Póvoa de Varzim, mas a minha profissão já me fez dar aulas de norte a sul do país, incluindo as ilhas da Madeira e de São Miguel. Na área da Educação Especial já trabalhei em vários contextos e nas unidades de Autismo e Multideficiência.  Neste momento trabalho em Vila do Conde, no 1.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr Carlos Pinto Ferreira.

MARIA JOÃO ALMEIDA

Sou natural de Anadia – Aveiro, onde estudei até aos 18 anos. Concluí o meu Bacharelato em Professores do Ensino Primário em 1994, na Universidade de Aveiro em 2014, a minha Licenciatura em “Complemento de Formação Científica e Pedagógica para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Língua Portuguesa”, em 2003, na Universidade Aberta e o Mestrado em “Estudos da Criança”, especialização em “Integração Curricular e Inovação Educativa”, na Universidade do Minho (Braga). Trabalhei três anos na ilha de Santa Maria – Açores, entre 1994-1997. Regressei em 1997, vinculada ao distrito do Porto, para dar início a esta aventura de “cativar” os alunos de Fânzeres – Gondomar, para o “saber ser”, “saber estar” e “saber fazer”, onde continuo até hoje.

MARIA JULIETA FERREIRA

Sou natural da Póvoa de Varzim, onde estudei até aos 18 anos. Concluí a minha Licenciatura em “Ensino Básico do 1º ciclo” e o Mestrado em “Integração Curricular e Inovação Educativa”, na Universidade do Minho (Braga). Em 2000 tive a extraordinária experiência de poder trabalhar na Ilha de S. Miguel. Regressada a casa, em 2004, tenho trabalhado no concelho Vila do Conde (14 destes 15 anos no Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, onde continuo a trabalhar). Ao longo do meu percurso tenho assumido cargos de coordenação pedagógica de ano, assim como coordenação de escola, cargo que ainda exerço.

PAULO RIBEIRO

Em 1919, o meu bisavô e um amigo patrocinaram a construção da Escola Primária da minha aldeia. Desde essa data vários familiares se dedicaram à “arte de ensinar”: eu segui-lhes as pisadas. Leciono há 19 anos no 1º Ciclo e, felizmente, sinto enorme vontade em continuar esta caminhada, apesar de reconhecer que a complexidade do processo “ensinar” está em níveis brutais de “acessórios”, desviando-nos, muitas vezes, do que realmente tem significado e importa. Os pequenos artistas que tenho, diariamente, dentro da sala de aula rejuvenescem-me e aumentam a minha serenidade em relação à vida. Vejo-os a crescer, a caminhar pela curiosidade, acumulando conhecimento. E é aqui que entra o meu interesse pela ciência, os processos de descoberta que se traduzirão em conhecimento. Estive 10 anos na supervisão das provas de aferição/provas finais de matemática do 4º ano.

ANA LIBERAL