Iniciou-se, no passado dia 2 de fevereiro, a etapa do projeto em que os professores passam a integrar as equipas de investigação em astronomia.
Assim, os astrónomos passaram, a partir dessa data a realizarem as suas investigações científicas com o auxílio dos docentes.
Desta forma, existem, hoje, professores do 1º ciclo a serem investigadores em astronomia nas áreas de “estrelas” e “planetas”.
A equipa colaborativa de estrelas (Ana, Andressa, Fátima, Julieta, Mário, Paulo e Sérgio) tem como objetivo a determinação da composição de estrelas, através da análise dos seus espectros. Para além disso, utilizando os dados mais recentes da missão GAIA, vão determinar a luminosidade dessas mesmas estrelas.
A equipa colaborativa de planetas (Carla, Dalila, João, Lara, Lígia, Maria João e Solène) iniciam o trabalho pelo domínio da linguagem de programação Python, de forma a conseguirem produzir vídeos de um trânsito planetário. O objetivo final é o de contribuir para a descoberta de exoplanetas, partindo da análise de curvas de luz.