Veja como astrónomos, divulgadores e professores colocam a astronomia no dia-a-dia de crianças e suas famílias
dos professores
Durante o CoAstro:
Quando pedi que as crianças fizessem a observação do céu no período noturno, dei-me conta que estavam Pais, filhos e professora entusiasmados a contemplar o céu e que todos íamos comentando o que víamos no WhatsApp. Tive relatos como “Quanto a nós cá em casa só temos que agradecer a partilha de conhecimentos por parte das crianças…”, “O entusiasmo do [nome] a contar tudo o que aprendeu…tão bom!” […] “A [nome] quis que lhe dissesse para olhar para a Lua!”, […] “Professora [nome], ontem quase que dormíamos todos cá fora!” […] Um outro fator que não poderei esquecer é o facto de ter organizado uma atividade fora do horário letivo e ter contado com a participação de todas as crianças e pais, numa ida noturna ao Planetário do Porto […]. Não só as crianças se interessam e gostam destes temas, como os encarregados de educação têm imensas curiosidades e perguntas para fazer (P1) – Professora do CoAstro
Foi uma iniciativa fora do vulgar nas escolas […]. O CoAstro foi muito significativo, incontornável até, na vida de todos os envolvidos […]. – No dia da exposição e da observação noturna na escola estavam presentes cerca de 80 pessoas (entre adultos e crianças). De sublinhar que apenas uma turma foi convidada, por isso a adesão foi muito grande. A uma das minhas alunas nasceu um irmão naquele dia e estava lá presente […]. Aquando da exposição “Viagem ao Espaço” dinamizada na escola [pelo professor do CoAstro que nunca antes tinha dinamizado algo no domínio da astronomia] todas as turmas foram visitá-la (cerca de 300 alunos). Foi uma atividade muito diferente do que costuma ser realizado nas escolas que marcou profundamente os alunos que a vivenciaram (P2) – Professora do CoAstro
Os alunos, por sua vez, transmitiram esta paixão e interesse aos seus familiares e amigos. […] Consegui várias vitórias: […]a atenção dos pais para irem à janela, varanda ou rua para olharem o céu enquanto podiam estar a ver telenovelas ou a ver as redes sociais; algumas famílias aproveitaram a tarefa para, em conjunto, darem um passeio na rua, irem à praia ver o pôr do sol e fotografarem esses momentos; a descoberta da app Sky View, resultante da pesquisa orientada de um pai, que enviou um e-mail a explicar como funcionava e uma fotografia de exemplo; os pais/encarregados de educação reforçaram também a relevância desta atividade informando que foi tema de conversa em família (P3) – Professora do CoAstro
Muitas conceções foram reconstruídas e alteradas […]. Passei a ter mais cuidado na clarificação de todos os conceitos a abordar e certificar-me de que estava correta (P4) – Professora do CoAstro
A debates animados em que os “pequenos” contestavam o que os professores diziam, e afirmavam: “Professora, mas o meu pai disse-me que… eu estive com ele na net e vimos… o meu irmão esteve a mostrar-me no livro dele de oitavo ano, ele ficou admirado por eu estar a falar disso… a minha mãe mandou perguntar que tipo de estrela é o sol…” (P5) – Professora do CoAstro
O gosto pela astronomia ganhou vida [na escola] (P6) – Professora do CoAstro
Os alunos […] mostraram mais interesse em ler livros sobre o espaço que tinham na biblioteca da sala de aula e faziam perguntas, constantemente (P7) – Professora do CoAstro
Fui recebendo alguns e-mails dos pais que me questionavam quanto à origem das dúvidas dos seus filhos. Outros que, em conversa, gracejavam acerca do desconforto sentido quando, ao tentar esclarecer uma dúvida do filho, se deparavam com avanços científicos que “aniquilaram” com o que achavam que sabiam (P8) – Professora do CoAstro
A participação nesta iniciativa deu-me a conhecer uma série de (instrumentos/ferramentas) recursos – humanos, tecnológicos e científicos – disponíveis e ótimos para despertar o interesse nos alunos pela ciência, particularmente astronomia (P9) – Professora do CoAstro
À partida este projeto:
interessa-me, particularmente, porque esta é uma área onde não me sinto à vontade para esclarecer os conteúdos com a profundidade que as crianças gostariam. Acaba por ser frustrante, tentar esclarecer conteúdos complexos de forma simples, por falta de uma boa base de conhecimentos – Educadora (participante do CoAstro)
é interessante, pois pretende-nos dotar com maiores e melhores conhecimentos de forma a motivar e cativar os alunos. Na verdade, somos nós os primeiros contactos das crianças – Educadora (participante do CoAstro)
abre-me novas oportunidades de conhecimento de uma área pouco desenvolvida por mim – Educadora (participante do CoAstro)
colmatará uma necessidade pessoal de melhorar e aprofundar o conhecimento em astronomia desenvolvendo, assim, a capacidade/competência para auxiliar os meus alunos a descobrir a ciência, da forma mais exata e atual possível, com estratégias e métodos mais “reais”- Educador (participante do CoAstro)
gera a expectativa de conhecer melhor este “mundo” da ciência e melhorar as minhas capacidades de despertar curiosidade nos alunos – Educador (participante do CoAstro)